A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, a Comissão Mista de Mudanças Climáticas e o Comitê de Organização da 2ª Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (Icidi 2010) realizam hoje e amanhã, no Centro de Convenções do Ceará, debates com entidades não governamentais, com cientistas e com parlamentares.
Hoje, às 14 horas, serão discutidas novas possibilidades de políticas voltadas para o desenvolvimento sustentável das regiões áridas e semiáridas.
Nesta terça-feira, às 9 horas, o debate será sobre a fragilidade e a efetividade das políticas internacionais direcionadas para as Regiões secas. Os problemas para implementação de convenções internacionais, as diferenças no tratamento dispensado pelos órgãos e/ou instituições de fomento, a baixa prioridade dispensadas às regiões secas pelas várias organizações internacionais e as perspectivas para o futuro.
Às 14 horas, haverá um debate com cientistas e, às 17 horas, uma reunião de coordenação (reunião entre parlamentares e
os relatores dos três debates). Nessa reunião serão discutidas propostas apresentadas nos três debates, que serão encaminhadas como contribuição para a elaboração da "Carta de Fortaleza".
Os dois primeiros debates serão coordenados pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), e o último, pelo parlamentar argentino Juan Manuel Irrazabal.
O Centro de Convenções do Ceará está localizado na av. Washington Soares, 1.141, Fortaleza.
(Agência Câmara, 16/08/2010)