Comemorado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) desde 2005, 18 de agosto é sinônimo de Campo Limpo no País. Nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a data remete ao Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, que percorre os dois Estados coletando recipientes para que não sejam reutilizados.
No próximo 18 de agosto, Faxinal do Soturno, na região Centro do RS, recebe a coleta itinerante realizada anualmente pelo SindiTabaco – Sindicato da Indústria do Tabaco e empresas associadas, com a parceria da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e o apoio do InpEV. “Este é um investimento das empresas associadas com o objetivo de preservar o meio ambiente e, ainda, oferecer comodidade e segurança aos produtores de tabaco no manuseio destas embalagens”, afirma o coordenador do programa no sindicato, Carlos Sehn.
O programa segue determinação do Artigo 53, do Decreto 4.074, de 04 de janeiro de 2002, sobre o qual os “usuários de agrotóxicos e afins devem efetuar a devolução das embalagens vazias e respectivas tampas aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos”. Além de não ter custos com o transporte das embalagens, os produtores que aderem ao programa recebem recibos - fundamentais para apresentação aos órgãos de fiscalização ambiental.
(Gazeta do Sul, 13/08/2010)