A indústria dos transportes foi convocada a incrementar seus esforços para reduzir emissões depois que um novo estudo mostrou que a maioria das companhias do setor tem falhado em adotar estratégias para mitigar as mudanças climáticas.
O relatório do Carbon Disclosure Project (CDP) revelou que apenas 36% das empresas de transportes implementaram planos de redução de emissões.
O CDP afirma que esse pequeno engajamento já está transformando o setor em um dos vilões do aquecimento global. A indústria do transporte é hoje responsável por 13% das emissões de gases do efeito estufa do planeta e por até 60% do consumo de petróleo em países desenvolvidos.
As empresas Européias e Sul-americanas se colocam um pouco melhorem termos de estabelecer metas de emissão. Na América do Sul 60% das empresas tem planos de redução, na Europa são 52%. Nos Estados Unidos esse número não passa de 47%.
“Regulamentação é um dos fatores principais para melhorar esse setor. Na Europa leis não faltam, mas nos EUA ainda há muito lobby contrário a qualquer tipo de controle”, explicou Joanna Lee, do CDP.
Os transportes viários contam por 80% das emissões de todo o setor, seguido pelos aéreos com 13% e marítimo com 7%.
(Por Fabiano Ávila, CarbonoBrasil, 12/08/2010)