Uma ação de governança tratou na manhã de hoje, 12, da prevenção em áreas de risco e plano de emergência em caso de catástrofes entre secretarias, coordenação de Defesa Civil e órgãos da prefeitura. Atividades integradas de prevenção e de fiscalização serão desenvolvidas por equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam), que já conta com 12 servidores designados, quatro camionetes, rádios e espaço físico para atuarem em áreas de risco da cidade.
A Defesa Civil ficará responsável pela elaboração de um planejamento envolvendo órgãos municipais e estaduais para atuação em situações de emergências ou de catástrofes e deverá estabelecer contato com Centro de Estudos e Pesquisa para Enfrentamento de Desastres, vinculado a Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As medidas preventivas visam preparar a Capital para a Copa de 2014 e proporcionar melhor condição de segurança aos moradores residentes em áreas de risco até as futuras remoções, que acontecerão em ações coordenadas pelo Demhab.
O coordenador Léo Antônio Bulling fez um relato sobre a Comissão de Atuação em Emergências (Copae), composta por 11 órgãos municipais para agilizar o atendimento às situações de calamidade. "Cada órgão deve formular a sua política de prevenção para desenvolvermos um plano integrado e estratégico de atuação em catástrofes", disse o secretário de governança local, Cezar Busatto.
O encontro contou com a participação de secretários e diretores que também trataram sobre o Fundo de Calamidades Públicas (Funcap), vinculado ao Ministério de Integração Nacional, especificamente sobre a Medida Provisória (MP), que trata sobre o tema e deverá ser analisado pela Procuradoria Geral Município (PGM).
(Prefeitura de Porto Alegre, 12/08/2010)