Os "Avanços do Plano Diretor de Porto Alegre" centraram a palestra ministrada ontem pelo presidente da Câmara de Vereadores da Capital, Nelcir Tessaro, no evento Tá na Mesa, da Federasul. Além das melhorias, o vereador fez uma observação sobre o documento. "Ele não precisa ser revisto, mas devem ser criadas leis que qualifiquem o Plano Diretor, oferecendo um aprimoramento do que já foi aprovado", declarou o vereador.
A malha viária recebeu destaque entre os pontos debatidos. Para Tessaro, as obras que visam dar mais fluidez ao trânsito estão bem encaminhadas com as ações voltadas à Copa do Mundo de 2014. "A construção de viadutos e passagens de nível na III Perimetral e a abertura da avenida Tronco representarão importantes melhorias no tráfego", disse. Tessaro salientou que neste semestre deve começar o processo licitatório para a construção de estacionamento subterrâneo no Centro. A obra não tem valor estimado, mas a previsão é que sejam disponibilizadas vagas para até 5 mil veículos no subsolo de uma área que abrangeria as avenidas Borges de Medeiros e Mauá, além do Largo Glênio Peres.
O vereador também disse que novas medidas devem aprimorar o Plano Diretor na área da regularização fundiária. "São ações que precisam ser tomadas urgentemente, pois a tendência é que essas áreas irregulares cresçam diariamente. Isso dificulta cada vez mais o processo de regularização face ao volume de ocupações indevidas que se tem hoje", afirmou. Ele exemplificou com áreas nos bairros Humaitá e Navegantes. "É uma das regiões mais antigas da cidade e onde mais cresce o número de áreas irregulares."
Por último, deu um conselho: "Quem quiser conhecer a Capital como é hoje precisa vir logo, pois daqui a quatro anos irá mudar muito", projetou, referindo-se às novas obras previstas para a Copa.
(Correio do Povo, 12/08/2010)