A ATP decidiu seguir outros esportes e proibiu a publicidade de longa data do torneio de Basileia, sobre uma famosa marca de cigarros. Desta forma, os dirigentes da competição vão correr atrás de outro principal patrocinador, para que o evento não perca verba e fique ameaçado no circuito, ainda mais depois de atingir o status da série 500, no último ano.
A entidade que rege o circuito profissional avisou aos organizadores em junho de que seguiriam normas internacionais para manter competições esportivas longe do tabaco. A principal restrição se refere aos torneios transmitidos pela televisão, que vetam este tipo de publicidade, o que acontecia frequentemente na Suíça.
O principal nome na Basileia é o local Roger Federer, em competição que é transmitida para 150 nações. Na temporada passada, o suíço de 29 anos acabou surpreendido na decisão pelo sérvio Novak Djokovic, em três duros sets, mas é presença garantida para tentar o tetracampeonato na superfície sintética coberta de sua cidade natal, em novembro, em busca da revanche, contra o rival de Belgrado.
(UOL, 10/08/2010)