Agora é lei: o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos e cachimbos está proibido em ambientes públicos e particulares em Guaramirim. Aprovado há pouco menos de um mês, o projeto foi assinado pelo prefeito Nilson Bylaardt (PMDB). Agora, os restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos têm 90 dias para se adequarem à nova regra.
O dono ou responsável pelo local terá a obrigação de colocar os avisos da proibição em pontos de ampla visibilidade, com indicação de telefone e endereço dos órgãos estaduais de vigilância sanitária e de defesa do consumidor. A fiscalização será feita pela Vigilância Sanitária do município, mas a multa ou a pena para quem desrespeitar a legislação ainda não foi definida.
O comerciante Izair José Dalpiaz, dono da Lanchonete Izake, no Centro de, embora fume esporadicamente, é favor da nova lei. “Na minha lanchonete, há quatro anos eu já proíbo o fumo. Mas virando lei, vai beneficiar os clientes de todos os bares”, comemora.
Depois que um cliente saiu da lanchonete porque havia fumaça de cigarro no local, Izair decidiu proibir o fumo. “Naquele dia, recolhi todos os cinzeiros das mesas e não deixei mais ninguém fumar aqui”, conta.
(A Notícia, 10/08/2010)