As áreas centrais da cidade de Venâncio Aires, onde já funciona o recolhimento mecanizado de lixo por meio de contêineres, desde ontem não têm mais o recolhimento manual. Com o objetivo de substituir gradativamente a coleta humana pela mecanizada, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) solicita que as lixeiras colocadas defronte das residências e prédios comerciais sejam retiradas. Nos próximos dias, uma campanha para a utilização adequada do novo sistema tomará as ruas para divulgar as mudanças e esclarecer as dúvidas da população.
O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, José Cândido Faleiro Neto, explica que o fim do recolhimento manual nas áreas onde já há presença de contêineres é uma exigência contratual da empresa responsável pelo serviço de recolhimento de lixo no município, a Conesul. “Os dois sistemas não poderiam continuar juntos por muito tempo. Aos poucos, as pessoas devem se habituar a depositar o lixo apenas nos contêineres, que são mais práticos e mais higiênicos”, ressalta. Faleiro salienta, no entanto, que não há motivos para alarde. “Apesar de a empresa encerrar o recolhimento manual nessa segunda-feira, por mais um período nosso pessoal fará a fiscalização periódica para evitar que haja acúmulo de lixo em lugares indevidos”, tranquiliza o secretário.
Nos próximos dias, para evitar o depósito de lixo fora de contêineres na área central, a Sisp começa também o trabalho de retirada das lixeiras, pois estas não terão mais utilidade. O processo se inicia pelas públicas e segue com a retirada das particulares, que se encontram sobre o passeio público. Conforme explica José Cândido Faleiro Neto, os proprietários das lixeiras serão comunicados individualmente sobre a remoção. Os objetos ficarão à disposição dos proprietários no pátio da secretaria.
A coleta mecanizada de lixo foi implantada em Venâncio Aires no mês de maio. Considerada o sistema mais moderno e limpo da atualidade, a inovação permite uma maior comodidade às pessoas, que podem depositar lixo seco e orgânico em locais apropriados, independente do dia ou do horário de recolhimento. Além disso, os contêineres mantêm a cidade limpa, já que impossibilitam, por exemplo, que animais espalhem os resíduos nas calçadas. Ao todo, o novo sistema abrange 50 pontos da área central e disponibiliza o depósito de lixo 24 horas por dia.
(Gazeta do Sul, 10/08/2010)