Vinte e oito coordenadores municipais da VII e XI Gerências Regionais de Saúde (Geres), de Salgueiro e Serra Talhada, participam de hoje até a próxima sexta-feira, do curso de Municipalização das Ações de Controle de Tabagismo e Outros Fatores de Risco para o Câncer, no Orange Praia Hotel, em Itamaracá.
De acordo com a coordenadora do Programa, Graça Maciel, o objetivo é multiplicar as informações para que os municípios implantem trabalhos de controle e prevenção ao fumo. No conteúdo do curso, com duração de 40h, informações sobre a legislação para manter os ambientes livres do fumo, dicas para tratar do tema nas escolas, como prevenir a iniciação ao vício e outros fatores de risco para o surgimento do câncer (alimentação inadequada, exposição ao sol e o consumo de álcool, por exemplo).
Entre as informações a serem repassadas estão a de que um simples cigarro possui entre 400 e 600 substâncias viciantes, de acordo com estudo do Comitê Nacional para a Prevenção ao Tabagismo na Espanha. No mundo, mais de 1 bilhão de pessoas são fumantes, enquanto a estimativa, em Pernambuco, é de 1,1 milhão
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são esperados o surgimento de 13,2 mil casos de câncer no estado este ano, sendo 880 com localização na traquéia, brônquios e pulmão. De acordo com o INCA, no Brasil, o fumo é responsável por 90% das mortes por câncer nos órgãos do sistema respiratório, 25% dos óbitos causados por doenças coronarianas, 85% por doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% por doenças cerebrovasculares.
(DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR, 09/08/2010)