Técnicos da equipe de emergência do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) sobrevoam de helicóptero a região dos Lagos na manhã desta segunda-feira para identificar a dimensão do vazamento de óleo que atinge várias praias desde domingo (8). Segundo o órgão, a mancha escura alcançou a cidade de Búzios na manhã de hoje.
Especialistas do Inea analisam a área atingida pelo óleo em terra e no mar. Bóias de contenção devem ser usadas em algumas regiões.
A mancha de óleo já alcança a areia da praia de José Gonçalves, em Búzios. O prefeito da cidade, Mirinho Braga, segue para o local para acompanhar os trabalhos dos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O Inea trabalha com a hipótese de o óleo ter vazado de alguma plataforma de petróleo. Segundo o 1º Distrito Naval da Marinha, uma equipe de inspeção naval da Capitania dos Portos foi às praias do Pontal, em Arraial do Cabo, e das Conchas e do Forte, em Cabo Frio, coletar amostras do óleo para análise.
Ainda segundo a Marinha, a análise será feita pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, em Arraial do Cabo. O laudo deve ficar pronto em até 20 dias.
Procurada, a assessoria de imprensa da Petrobras afirmou que não tem relação com a mancha. Disse ainda que apenas auxilia a Marinha na contenção do óleo.
(Folha Online, 09/08/2010)