A Prefeitura de Búzios (RJ) informou que técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente não constataram poluição na praia de José Gonçalves. Na manhã desta segunda-feira, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) afirmou que o vazamento de óleo que atinge várias praias da região dos Lagos desde domingo (8) alcançou o município.
De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Adriana Saad, fiscais estão monitorando, tanto por terra quanto por mar, todas as praias do balneário, onde até o momento não foram detectados sinais de óleo. No decorrer do dia, a prefeitura continuará acompanhando a situação para atualizar as informações.
Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Búzios devem se encontrar na tarde de hoje com especialistas do Inea para saber em qual área eles avistaram a mancha de óleo.
ÓLEO
O Inea ainda analisa a área atingida pelo óleo. Bóias de contenção devem ser usadas em algumas regiões. O instituto trabalha com a hipótese de o óleo ter vazado de alguma plataforma de petróleo.
Segundo o 1º Distrito Naval da Marinha, uma equipe de inspeção naval da Capitania dos Portos foi às praias do Pontal, em Arraial do Cabo, e das Conchas e do Forte, em Cabo Frio, coletar amostras do óleo para análise.
Ainda segundo a Marinha, a análise será feita pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, em Arraial do Cabo. O laudo deve ficar pronto em até 20 dias.
Procurada, a assessoria de imprensa da Petrobras afirmou que não tem relação com a mancha. Disse ainda que apenas auxilia a Marinha na contenção do óleo.
(Folha Online, 09/08/2010)