Os testes permitem concluir que a operação de selagem com cimento do poço danificado da plataforma Deepwater Horizon teve êxito, informou neste domingo (8) a companhia britânica BP.
"Os testes de pressão que se seguiram às operações de selagem com cimento indicam que temos uma tampa de cimento operacional (...) que era o resultado que se esperava", disse o grupo em um comunicado publicado em seu site.
"Atualmente, não vaza petróleo no golfo" do México, completou a companhia.
A BP, exploradora da plataforma de petróleo naufragada, anunciou na quinta-feira o término das operações de selagem com cimento do poço.
O derramamento de petróleo começou depois da explosão em 20 de abril da plataforma Deepwater Horizon, que deixou 11 mortos, e até o fim de julho vazou 780 milhões de litros de petróleo nas águas do golfo do México, o que constitui a pior catástrofe ambiental da história dos Estados Unidos.
MAIS ESFORÇOS
O governo norte-americano prometeu também neste domingo que a operação para limpar completamente o óleo que vazou do poço da BP no golfo do México não diminuirá, apesar do sucesso dos esforços para interromper o vazamento.
Confirmando avanços recentes nos esforços para fechar definitivamente o poço de Macondo, que foi provisoriamente tampado no dia 15 de julho, a BP disse que a perfuração de um poço de socorro para fechar permanentemente o buraco "continua em andamento".
Allen disse que o processo de "sufocar o fundo" deve começar "no decorrer da semana".
(Folha Online, 09/08/2010)