A diretora da Vigilância Sanitária estadual, Maria Cristina Megid, considera o número de estabelecimentos multados por infringir a lei antifumo muito pequeno em São Paulo. A legislação completa um ano neste sábado (7), e proíbe o consumo de tabaco em ambientes fechados.
“É uma grande comemoração, um ano sem a fumaça do tabaco nos ambientes fechados. O paulista está respirando melhor, há 73% menos monóxido de carbono nos ambientes fechados”, disse Maria Cristina.
Em um ano, 822 multas foram aplicadas em todo o estado. Agentes da Vigilância Sanitária e do Procon fiscalizaram 360.741 estabelecimentos. “Para a gente isso é uma grande satisfação, ver que é muito pouco o número de estabelecimentos que estão desrespeitando a lei.”
Os estabelecimentos mais multados são os bares, seguidos das lanchonetes e restaurantes e similares. Lojas de roupas, hotéis, postos de gasolina e farmácia também foram autuados.
Parte das multas foi aplicada a partir de denúncias da população. “É importante isso partir da população, que acreditou na lei e na fiscalização. Estamos dando essa resposta para ela, com os ambientes livres de tabaco”, explicou Maria Cristina.
(G1, 06/08/2010)