A neve prosseguiu ontem no Sul do Brasil, principalmente nas partes mais altas do Sul de Santa Catarina. Desde o ano 2000, quando foi registrado o fenômeno por três dias seguidos, não havia uma sequência tão longa com neve no Sul do país, conforme a MetSul Meteorologia. Ontem nevou nos municípios catarinenses de Urubici, Urupema e São Joaquim; porém, as previsões apontam que não há possibilidade de cair neve neste fim de semana.
Os campos do caminho para o Morro das Torres, em Urupema (SC) amanheceram cobertos de neve ontem, com camadas de até 30 centímetros. Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC, em Urubici, a neve prosseguiu pela manhã, chegando a 15 centímetros no Morro da Igreja.
A mínima registrada nessa quinta-feira, no Estado, foi em Bom Jesus, com 1,2 grau abaixo de zero. A máxima aconteceu no Chuí, com 15 graus. As mínimas foram mais altas que na quarta, quando chegou a fazer quase 4 abaixo de zero nos Aparados da Serra.
Hoje, o sol aparece com nuvens na maioria das regiões gaúchas, mas o dia ainda começa com períodos de maior nebulosidade e chance de chuva fraca ou garoa em pontos isolados, sobretudo do Leste e do Nordeste do Estado. A massa de ar frio segue enfraquecendo, mas trará outro amanhecer de temperatura baixa, principalmente na Serra e na Campanha, onde as mínimas podem ficar entre 1 e 3 graus. No final de semana, o sol aparece com nuvens e a temperatura segue em elevação.
(Correio do Povo, 06/08/2010)