O Governo do Estado colocou em funcionamento, nessa terça-feira (3), uma caldeira para geração de energia elétrica em PCTs (pequenas centrais térmicas). A tecnologia utilizada foi desenvolvida na Fundação de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Cientec), vinculada à Secretaria da Ciência e Tecnologia.
O equipamento será utilizado para testes de combustão, com geração de energia, operando em paralelo com as caldeiras da usina termoelétrica da Eletrobrás/CGTEE, em São Jerônimo. A esta última, caberá a operação base e a manutenção da caldeira e, à Cientec, a coordenação dos testes. A principal característica da caldeira é a possibilidade da utilização de qualquer tipo de combustível sólido. Além de carvão, testes com casca de arroz e resíduos florestais picados, já demonstraram a característica multicombustível do dispositivo.
De acordo com o presidente da Cientec, Luiz Augusto Pereira, o equipamento é também um marco nas pesquisas para obtenção do conceito de emissões zero. "A unidade é dotada de todos os sistemas possíveis para minimizar as emissões de cinzas, compostos sulfurosos e dióxido de carbono. Eles são transformados em sub-produtos aproveitáveis para setores industriais como: produção de cimento, tijolos ou blocos estruturais, a partir da utilização das cinzas, além da obtenção de sulfato de amônia para agricultura", destacou.
A unidade é uma das poucas em todo o mundo que apresenta possibilidade de trabalhos de pesquisa e demonstração de testes de combustão em equipamento acoplado ao ciclo completo de geração de energia termoelétrica. Inicialmente, a planta laboratório opera com capacidade de produção equivalente a 1,5 MW podendo chegar, futuramente, até 30 MW.
(Governo do RS, 04/08/2010)