A Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), aprovou, na manhã desta quarta-feira (4), em reunião ordinária, a realização de duas audiências públicas: uma, para tratar das questões relacionadas à região do bioma pampa, e outra, para avaliar a atual demanda de passageiros e a estrutura de logística do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
A primeira foi solicitada pela Força Sindical e pela Associação Força Verde, por decisão tomada durante a III Conferência Internacional do Bioma Pampa, realizada em novembro de 2009. O encontro será em Santana do Livramento, às 9 horas, no dia 19 de novembro de 2010, e envolverá também outras quatro comissões do Parlamento: Agricultura, Mercosul, Saúde e Meio Ambiente e Educação. Serão discutidas as restrições impostas à região pela legislação federal.
Devem participar do debate representantes do Ministério da Integração Nacional, da Casa Civil e do Itamaraty, das secretarias estaduais do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, da Infraestrutura e Logística, do Meio Ambiente e de Relações Institucionais, do Parlamento do Mercosul, da Organização dos Estados Americanos (OEA), da ONU, de entidades ambientalistas e sindicatos rurais.
A segunda audiência pública, ainda sem data marcada, foi sugerida pelo deputado Luiz Fernando Záchia (PMDB) e deverá reunir representantes da Secretaria Estadual do Planejamento e Gestão, da prefeitura de Porto Alegre, da Secretaria Municipal do Planejamento de Porto Alegre e região metropolitana; da Infraero, da Agência Nacional de Aviação Civil, do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, da Associação Brasileira de Agências de Viagem, do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, do Sindicato dos Aeroviários e da Fiergs.
Participaram da reunião ordinária, nesta manhã, os deputados Adolfo Brito (PP), Francisco Pinho (DEM), Adão Villaverde (PT), Raul Carrion (PCdoB), Luis Augusto Lara (PTB), Heitor Schuch (PSB) e Paulo Azeredo (PDT).
(Agência de Notícias AL/RS, 04/08/2010)