A neve que atingiu Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, no final da noite de segunda-feira e começo da madrugada de terça poderá se repetir hoje. São Francisco de Paula também teve ontem à tarde duas ocorrências de neve fina, a última às 16h. Em Gramado, no mesmo horário, caiu uma chuva fina, mas sem neve.
A MetSul Meteorologia prevê que, com o avanço de umidade de Sul e a presença de nuvens ainda no Norte, não se pode descartar que neve ou chuva congelada caia em pontos do Sul e da Serra, como Cambará do Sul e São Francisco de Paula, nesta quarta-feira. No Sul do Estado, está prevista precipitação granular ou chuva congelada. Ontem já foi registrada chuva congelada no interior de Rio Grande.
A instabilidade na Região dos Campos de Cima da Serra, a mais alta do Estado, associada à temperatura negativa no ponto de formação de neve, favoreceram o fenômeno na Serra, confirmando uma possibilidade que a MetSul antecipava desde a última quinta-feira. Flocos foram vistos em Cambará do Sul, onde nevou por cerca de 40 minutos. Foi a segunda vez que o Estado apresentou o fenômeno em 2010, já que breve e fraca precipitação do tipo granular fora verificada em São Francisco de Paula. O gelo não chegou a se acumular no solo devido à alta umidade e à chuva prévia, mas nos automóveis sim.
A chance de neve, porém, diminui gradualmente no decorrer da quinta com a perda de intensidade do ar frio. A instabilidade deverá aumentar, principalmente no Sul e no Leste, incluindo as áreas elevadas do Nordeste, a partir do final do dia de hoje e amanhã.
Na Grande Porto Alegre, estavam previstas mínimas para esta madrugada entre zero e dois graus. Marcas negativas são esperadas nas áreas de maior altitude e em pontos do Centro, do Sul e do Oeste.
Também deve gear, com forte intensidade, na grande maioria dos municípios gaúchos. Fez ontem entre 4 e 13 graus em Porto Alegre. Nesta quarta, a temperatura deve ser de 2 a 14 graus.
(Correio do Povo, 04/08/2010)