O Governo do Estado está preparado para enfrentar o fenômeno La Nina que, de acordo com a meteorologia, deverá ocasionar a redução das chuvas e da umidade do ar nos próximos meses, na região Sul do Brasil. A garantia é do secretário da Irrigação e Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto, que destacou a adoção de uma política diferenciada no combate aos efeitos da estiagem, ancorada principalmente no Programa Estruturante A Irrigação é a Solução. "Entendemos a necessidade de agir para evitar as perdas que vinham sendo registradas", observou.
O Programa já concluiu a construção de 500 microaçudes no Rio Grande do Sul, sendo 181 definidos na Consulta Popular, em mais de uma centena de municípios. As estruturas, escavadas ou aterradas, buscam o armazenamento de água para utilização em períodos de seca. Outros 2.207 já estão em fase de construção, além da elaboração de 3.744 projetos em conjunto com a Emater.
O secretário salientou a existência de uma mudança cultural por parte dos agricultores, que já estão aderindo à construção de microaçudes. "Além disso, houve avanços com a implementação da Lei Pró-Irrigação RS, que permite investimentos públicos em propriedades privadas e agilização no licenciamento ambiental, bem como subsídios para a compra de equipamentos de irrigação, com uma redução na taxa de juros."
No quadriênio 2007/10 o Governo do Estado terá investido aproximadamente R$ 214,2 milhões em irrigação. Os recursos são destinados ao planejamento estratégico para usos múltiplos da água, à capacitação de produtores rurais e à construção de barragens, microaçudes e cisternas.
(Governo do RS, 03/08/2010)