Cada litro de óleo despejado no esgoto é capaz de poluir cerca de um milhão de litros de água, o que equivale à quantidade consumida por uma pessoa durante 14 anos. No Rio Grande do Sul, apenas 1% do óleo de cozinha é reaproveitado. Motivados por esses índices preocupantes, os integrantes do Programa Amigos da Água realizaram uma caminhada em defesa do meio ambiente no último domingo.
A patrulha percorreu o Loteamento Glesse, na Linha Santa Cruz, onde visitou as casas e alertou os moradores sobre práticas ecologicamente corretas. Os jovens distribuíram material informativo sobre reciclagem do lixo, separação de resíduos eletrônicos, racionamento de água e tratamento do óleo de cozinha. Para o coordenador do Programa, Régis de Oliveira Júnior, a ação desenvolvida pelos Amigos da Água tem como diferencial a abordagem jovem. “Esses assuntos geralmente são tratados em palestras e não cativam as pessoas. Utilizamos a nossa linguagem para mobilizar a comunidade”, explica.
E foi essa iniciativa que cativou a dona de casa Ilce Stülp. “É sempre bom ver bons exemplos como esse, precisamos disso nos dias de hoje”, elogia. Ilce conta que já adota alguns cuidados com o meio ambiente, como a separação correta do lixo e a economia da água, principalmente na hora de lavar as roupas. Com a visita dos Amigos da Água, ela pretende incorporar novas práticas no seu dia a dia. “Também vou passar adiante algumas dicas para os meus filhos”, adianta.
A preocupação com o meio ambiente também faz parte da rotina do marceneiro Euclides Paulo Bohnem. Morador do Loteamento Glesse há 20 anos, ele afirma que tem atenção especial na hora de separar o lixo. Para ele, a mobilização para preservar os recursos naturais valoriza ainda mais o bairro onde mora. “Aqui cresceu muito nos últimos anos, e é importante que essas informações acompanhem a evolução”, acredita.
SOLIDARIEDADE
Na oportunidade, os Amigos da Água aproveitaram para exercer a solidariedade. Em troca de 1 kg de alimento não-perecível ou um agasalho, os jovens presentearam os moradores com uma muda de árvore. A arrecadação será revertida para um bairro em situação de vulnerabilidade social, que será definido juntamente com a Secretaria de Assistência Social de Santa Cruz do Sul.
Graças a uma parceria firmada com o governo do Estado, o Programa Amigos da Água realiza ações em defesa do meio ambiente em 55 municípios do Rio Grande do Sul. A mobilização deste domingo contou com o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Secretaria do Meio Ambiente de Santa Cruz e Corsan.
(Gazeta do Sul, 03/08/2010)