A primeira etapa do processo de compensação do impacto ambiental da 26ª Oktoberfest e Feirasul acontece hoje, às 14 horas, junto ao Autódromo Internacional de Santa Cruz, no Parque de Eventos. As soberanas da Festa da Alegria – rainha Maíra Farinon e princesas Cândida Elisa Severo e e Sâmia Caroline dos Santos Souza – e integrantes da coordenação executiva dos eventos vão plantar 50 mudas de árvores nativas. Até a festa, no período de 6 a 17 de outubro, outras fases devem ser realizadas, com o envolvimento das escolas do município e o plantio em outras áreas, como a Reserva Permanente do Patrimônio Natural (RPPN) da Unisc em Sinimbu.
O projeto de compensação ambiental está sendo realizado graças a uma parceria entre a coordenação executiva e a Universidade de Santa Cruz (Unisc), com apoio da Prefeitura – por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente – e da Associação de Entidades Empresariais (Assemp).
A iniciativa vai calcular o impacto ambiental dos eventos e determinar quantas árvores deverão ser plantadas para compensar as emissões de carbono. A pesquisa é coordenada pelos professores doutores Jair Putzke e Andreas Köhler, da Unisc.
(Gazeta do Sul, 30/07/2010)