O porto de Xingang, na cidade de Dalian, ao nordeste do país, retomou nesta quinta-feira (29) completamente as operações, informou o jornal oficial "China Daily"..
Passaram-se quase duas semanas do pior acidente petrolífero na história recente da China.
Uma embarcação com capacidade para 300.000 toneladas de petróleo começou a descarregar petróleo às 23h de quinta-feira (0h de Brasília), marcando a reativação completa dos serviços portuários.
Em 16 de julho, o uso inadequado de um catalisador gerou uma explosão, provocando o vazamento de 1.500 toneladas de petróleo no litoral de Dalian.
Nove dias depois do acidente, o governo de Dalian confirmou oficialmente o fim dos trabalhos de limpeza, embora tenha colocado navios de vigilância marítima na zona para "consolidar" os trabalhos de retirada e "remediar os efeitos da mancha no litoral".
No entanto, vários grupos ambientalistas denunciaram a precariedade das equipes e materiais que eram utilizados para reverter o vazamento.
Dalian é uma importante cidade litorânea do nordeste da China, com mais de 6 milhões de habitantes, e conta com o segundo maior porto de mercadorias do gigante asiático.
(Folha Online, 29/07/2010)