O Grupo Suzano divulgou comunicado ao mercado nesta quinta-feira informando investimento de US$ 800 milhões(R$ 1,4 bilhão) na construção de uma unidade de produção de biomassa para geração de energia, da subsidiária Suzano Energia Renovável.
Segundo o grupo, o investimento será feito em três unidades na região Nordeste de produção de pellets (partículas desidratadas e prensadas de madeira moída). As unidades terão capacidade de 1 milhão de toneladas, cada, e início da atividade deve ocorrer entre 2013 e 014. A Energia Renovável contará com serviços de gestão florestal prestados pela Suzano Papel e Celulose.
O grupo destaca que avalia opções de estrutura de capital para a Suzano Energia Renovável que minimizem a eventual necessidade de aporte de recursos da Suzano Papel e Celulose na nova companhia.
A companhia destaca que vem obtendo sucesso nos últimos três anos no desenvolvimento experimental de florestas de eucalipto para o mercado de energia e ressalta que a União Europeia tem estabelecido metas agressivas e incentivos para a substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis na sua matriz energética
"O manejo destas florestas se baseia na seleção de clones específicos, plantio de maior número de árvores por hectare, e em ciclo reduzido de colheita (entre dois e três anos), que se traduz em alta capacidade produtiva e competitividade de custos", justifica o comunicado.
(Folha Online, 29/07/2010)