Mil pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas no noroeste da China depois de um incêndio e um vazamento de gás natural em uma jazida que continua em chamas, informou nesta quinta-feira (29) a agência oficial de notícias Xinhua.
O incêndio aconteceu em uma jazida da companhia Yanchang Petroleum Group, na comarca de Yanchang, quando os operários tentavam perfurar a 2.750 metros de profundidade, informou Wang Fujian, um funcionário do governo local.
Embora o acidente tenha acontecido na sexta-feira passada, as autoridades locais não tinham informado até esta quinta, quando o incêndio ainda continua.
Os bombeiros indicaram que o vazamento de gás está composto de sulfureto de nitrogênio e monóxido de carbono, e tiveram que chamar especialistas de outras Províncias para ajudar a extinguir o fogo.
As pessoas afetadas, residentes de cinco localidades do distrito, relataram à agência oficial que escutaram explosões potentes, viram chamas que alcançavam 20 metros de altura e que o calor podia ser sentido a 200 metros da jazida.
Transcorridos seis dias, os as pessoas retiradas não puderam retornar a suas casas.
(Folha Online, 29/07/2010)