Blitze realizadas desde a madrugada desta quinta-feira pela Prefeitura de São Paulo, em parceria com as polícias Civil e Militar, resultaram na prisão de oito pessoas por descarte irregular de entulho. Cada um foi multado em R$ 12 mil e encaminhado para a delegacia --eles responderão por crime ambiental.
De acordo com a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, as ações impediram o despejo de cerca de 7 toneladas de entulho em vias públicas.
As apreensões aconteceram em cinco subprefeituras. Em Parelheiros (zona sul), duas pessoas foram flagradas ainda na madrugada e tiverem um caminhão tipo caçamba e um veículo de passeio apreendidos. Em Itaquera (zona leste) também ocorreu um flagrante na madrugada.
Ao longo do dia também foram lavradas outras três multas na Lapa (zona oeste), uma em São Miguel (zona leste) e outra em Campo Limpo (zona sul).
É a segunda vez neste ano que a operação acontece de forma generalizada na cidade, como uma força tarefa. Na primeira, entre os dias 18 e 26 de fevereiro, equipes das 31 subprefeituras em conjunto com a polícia, flagraram o descarte irregular em pelo menos dez regiões da cidade, resultando na detenção de 31 pessoas e apreensão de 22 veículos. Apesar da operação, a sujeira não foi retirada dos locais.
ECOPONTOS
São Paulo conta com 36 Ecopontos espalhados pela cidade. Cada cidadão pode deixar nesses locais até um metro cúbico de entulho por dia, além de objetos como móveis, poda de árvores e resíduos recicláveis. A lista dos endereços pode ser consultada no site da prefeitura.
A prefeitura alerta que as empresas que prestam o serviço de caçambas devem ter licença e permissão para o funcionamento, além de serem credenciadas pela Cetesb (consulte aqui).
Para denunciar o descarte irregular, o cidadão pode utilizar o telefone 156 ou o site da prefeitura.
(Folha Online, 29/07/2010)