A MPX - braço de energia do grupo do empresário Eike Batista (EBX) - recebeu a licença prévia para instalar um complexo de geração termelétrica no município de Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão.
A licença foi emitida pela secretaria de meio ambiente do Estado e o projeto prevê a implantação de usinas a gás natural, que, juntas, podem chegar a 1.863 megawatts (MW). Com uma participação de 30%, a Petra Energia é parceira da MPX no projeto.
O terreno onde serão instaladas as usinas já foi adquirido, a 50 quilômetros de uma subestação de 500 quilovolts (kV) e a 30 quilômetros de um ponto de captação de água.
A ideia é, no suprimento das usinas, utilizar o gás produzido pela OGX (braço petroleiro do grupo) na Bacia do Parnaíba, no Nordeste.
"Acreditamos que a geração térmica a gás natural terá papel cada vez mais importante na vida dos brasileiros e esse projeto coloca a MPX numa posição estratégica para capturar o crescimento desse segmento", afirma, em nota, Eduardo Karrer, presidente da MPX.
(Por Eduardo Laguna, Valor Online, 29/07/2010)