Um duto de minério da empresa Samarco rompeu na madrugada do domingo (25) em Espera Feliz (360 km de BH), região da Zona da Mata mineira, e deixou uma cidade sem água por mais de dois dias. O acidente foi no ponto em que a tubulação atravessa o rio São João, próxima à divisa com o Espírito Santo, e resultou no vazamento de cerca de 800 mil litros do composto de minério na água.
O minério se estendeu por 18 quilômetros do rio. Com aumento de partículas em suspensão e o avermelhamento da água, o abastecimento de 70% de Espera Feliz, de cerca de 21 mil moradores, foi interrompido. De acordo com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais, o abastecimento foi normalizado somente por volta das 15h30 de hoje.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Minas, o São João é um rio de boa qualidade, mas como a mistura para o transporte do minério é composta por farinha, água e leite, não há risco de contaminação. Contudo, o material que vazou se assentou no fundo e nas bordas do rio. Após técnicos sobrevoarem a área atingida na tarde de ontem, foi constatado que a mancha do vazamento já havia acabado.
Por precaução, foram colocados sete pontos de análise de água. Eles também vão monitorar a qualidade rio Caparaó, que recebe águas do São João e atravessa os Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Em nota, a Samarco informou que o bombeamento pelo duto foi interrompido após o rompimento do duto e que disponibilizou caminhões pipa para atender a população. Segundo a empresa, as causas do rompimento estão sendo investigadas.
Técnicos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente estão fazendo uma avaliação para determinar o valor da multa da empresa. O resultado da análise deve sair na próxima semana.
Com 400 km de extensão, o mineroduto da Samarco vai da mina do Germano, em Mariana (116 km de BH), até a cidade de Anchieta (89 km de Vitória), onde o minério é transformado em pelotas para exportação.
(Por Filipe Motta, Folha Online, 28/07/2010)