A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nessa quinta-feira, 29, a Santa Cruz do Sul, está mobilizando também a população e os governantes do município vizinho. O prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, participa de encontro com o Presidente da República e leva com ele um presente e um documento ao líder brasileiro. Uma camiseta personalizada, número 13, do Guarani de Venâncio Aires, time que deu a primeira oportunidade a Mano Menezes para iniciar a carreira como treinador de futebol. Em seguida, Airton Artus pretende entregar um documento que enaltece a importância do setor tabagista para a região, solicitando apoio político e institucional de Lula aos produtores e empresários do tabaco.
O helicóptero com o presidente deverá aterrissar no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul por volta das 14h30. De carro, Lula segue até o Centro de Formação e Produção de Alimentos e Energia São Francisco de Assis, localizado aos fundos do autódromo, do outro lado da RSC–471. A estrutura produz álcool a partir da cana-de-açúcar e tem capacidade para gerar até 1,2 mil litros por dia. Na saída, um ato público deve marcar a assinatura de contratos de moradia para a região e um breve encontro com líderes políticos e empresários ligados ao setor fumageiro.
O prefeito Airton Artus destaca que prepara um resumo daquilo que a Administração Municipal pretende apresentar aos candidatos à Presidência da República e ao Governo do Estado. “É um documento que mostra a importância do tabaco para o produtor agrícola, para o setor industrial, desde o trabalhador da cidade até os empresários, mas também a importância do setor para as Prefeituras, já que grande percentual da arrecadação dos municípios vem do setor fumageiro. Vamos colocar para o Presidente que todo o Vale do Rio Pardo fica inviável se medidas drásticas e de maneira abrupta forem adotadas. Achamos importante essa manifestação, mesmo às vésperas das eleições, pois o presidente Lula ainda terá que tomar algumas decisões importantes com relação à Convenção-Quadro no seu mandato. Não podemos perder essa oportunidade de vinda do presidente à nossa região”, destaca o prefeito.
A agenda de Lula, nessa quinta-feira, começa em Porto Alegre, onde dará a ordem de início da duplicação da BR–386, entre Tabaí e Estrela, e lançará edital para o projeto de duplicação da BR–116, entre Pelotas e a Região Metropolitana. Após a passagem por Santa Cruz do Sul, o Presidente participa de um comício com os candidatos Tarso Genro e Dilma Rousseff, às 18 horas, novamente em Porto Alegre. Na sexta-feira segue rumo a Livramento, onde se encontra com o presidente do Uruguai, José Mujica. Na pauta, temas como a integração ferroviária, a interconexão elétrica e a cooperação científica e tecnológica.
(Gaz, 28/07/2010)