A equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires desenvolve oficinas de materiais reciclados com o objetivo de conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a necessidade de reutilizar embalagens como garrafas pet. As capacitações, que ensinam a fabricação de diversos novos produtos, são gratuitas e podem ser solicitadas por escolas, entidades e comunidades diretamente na secretaria.
A estagiária de Biologia, Katiucia Rodrigues, afirma que a garrafa pet é um dos principais materiais utilizados nas oficinas. Feito de politereftalato de etila, a embalagem de refrigerantes e sucos proporciona a confecção de objetos que vão desde a decoração até a limpeza. A futura bióloga explica que o poliéster utilizado para fabricar essas embalagens possui propriedades termoplásticas e pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação.
Com a finalidade de motivar as pessoas para que separem o lixo produzido em casa e nas empresas, bem como instigar para que todos se envolvam na reciclagem, a equipe dá dicas para a fabricação de vassouras com garrafas pet. O item pode ser feito em casa e utilizado para a higienização de pátios, quintais e calçadas. Katiucia salienta que a reutilização auxilia na redução do volume de lixo nos aterros sanitários e na melhoria dos processos de decomposição das matérias orgânicas. “O pet acaba por prejudicar a decomposição, pois impermeabiliza certas camadas de lixo, não deixando circularem gases e líquidos. Com a reutilização economizamos a energia na produção de novo plástico e ainda podemos gerar renda e empregos”, ressalta. A secretaria orienta a comunidade para que separe as garrafas pet do lixo e encontre uma maneira de reutilizar o material.
Como fazer uma vassoura
A fabricação do utensílio doméstico é uma das técnicas que a oficina ensina. Para fazer a vassoura é necessário separar os seguintes materiais: 20 garrafas de refrigerante de plástico pet de dois litros; cabo de vassoura; tesoura; estilete; furador; arame; martelo e pregos. Para montar, basta seguir as seguintes etapas: retire o rótulo da garrafa e o fundo dela cortando com o estilete. Após, faça cortes até a parte mais arredondada, a garrafa vai ficar com tirinhas de cerca de 0,5 centímetro. Retire o gargalo com a tesoura e faça 18 peças sem gargalo e deixe apenas uma com ele. Encaixe as peças sem gargalo, uma a uma, por cima da peça com gargalo e dessa forma está pronta a base da vassoura. Depois dessa fase corte a parte superior de outra garrafa e encaixe por cima da base da vassoura que você acabou de preparar. Faça dois furos e encaixe o arame, atravessando todas as camadas de garrafas. Puxe o arame até o outro lado e torça as pontas para arrematar. Fixe as peças com o auxílio de dois pregos e assim estará pronta a vassoura.
(Gazeta do Sul, 28/07/2010)