A visita à Cooperfumos é o único item confirmado na agenda de Lula em Santa Cruz. Segundo a assessoria que veio de Brasília para organizar a visita do presidente, não está marcado nenhum outro compromisso na cidade. Nos bastidores, fala-se que lideranças do setor fumageiro seguem tentando audiência. A ideia seria abordar questões como a intenção do Brasil frente às propostas da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco.
A possibilidade de Lula visitar uma fumageira ou se encontrar com membros do empresariado local chegou a ser cogitada pela Prefeitura, quando a vinda do presidente foi pré-confirmada. A princípio, integrantes do setor do tabaco ainda tentam marcar uma breve conversa com Lula, logo após o desembarque, no autódromo. Mas, até a noite de ontem, nada havia sido confirmado.
A agenda de Lula, amanhã, começa em Porto Alegre. Na Capital, dará a ordem de início da duplicação da BR–386, entre Tabaí e Estrela, e lançará o edital para o projeto de duplicação da BR–116, entre Pelotas e a Região Metropolitana. Após a passagem por Santa Cruz, participa de um comício com os candidatos Tarso Genro e Dilma Rousseff, às 18 horas, novamente em Porto Alegre. Na sexta-feira segue rumo a Livramento, onde se encontrará com o presidente do Uruguai, José Mujica. Na pauta, temas como a integração ferroviária, a interconexão elétrica e a cooperação científica e tecnológica.
(Gazeta do Sul, 28/07/2010)