Conforme dados levantados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, as pessoas que menos colaboram com a limpeza e a conservação do parque Internacional são os turistas. Conforme o capataz Moreira, a equipe da secretaria está sempre cuidando da grama, árvores e limpeza do local.
“Os turistas são as pessoas que menos colaboram com a limpeza aqui no Parque Internacional, eles retornam com suas compras, desembalam os produtos e jogam as caixas e sacolas todas nas calçadas e canteiros do Parque. Diferente deles, os moradores da cidade, tomam o cuidado de colocar o lixo nos lugar adequados.
Lógico que também muitas pessoas da cidade jogam lixo no meio dos canteiros, mas não chegam nem perto do que fazem os turistas”, destacou.
Moreira acrescenta, ainda, que depois de consumir lanches e sucos, as pessoas costumam jogar o lixo em qualquer lugar, o que falta para essas pessoas é uma orientação sobre a conservação do local.
A fonte luminosa, que a pouco tempo voltou a funcionar, foi referida pelo funcionário público como um dos locais mais atrativos para os turistas, “eles chegam aqui e vão direto tirar fotos em frente a fonte. Antes mesmo de ir às compras. Agora estamos ligando a fonte também durante o dia, pois, à noite ,são mais as pessoas da cidade que costumam vir ao local” afirma.
A fonte não deve passar por novas reformas, pois foi recuperada recentemente. Durante a tarde de ontem foi realizada a limpeza no mecanismo interno do relógio do Obelisco, o mesmo havia passado por processo de detetização e ficou com sua sala de máquinas fechada por oito dias.
(A Platéia, 28/07/2010)