Temperaturas abaixo de zero e geada marcaram ontem o amanhecer no Estado. A mínima foi registrada em Vacaria, com 2,5 graus negativos. Em Canela e Bom Jesus fez 2,2 graus negativos. O Rio Grande do Sul deverá viver um carrossel de sensações térmicas: até sexta-feira, tempo seco e quente. No fim de semana, voltará a ficar frio, o que, na primeira semana de agosto, deverá se intensificar. Em Erechim, onde geou e fez 2 graus ao amanhecer, o frio pode ter causado a morte de Luís Lino Kalef, 42 anos, encontrado às margens da BR 153. O laudo apontou edema pulmonar.
Na Capital, o dia foi ensolarado, com mínima de 4 graus, e bom para "lagartear" nos parques e na orla. Segundo a MetSul, a causa para tanto frio foi o predomínio de ar seco. Em Vacaria, fez até 17,2 graus, com umidade relativa do ar de 15%.
Em Santa Rosa, onde estações meteorológicas particulares registraram 3 graus negativos, chegou a 22 graus à tarde. Conforme a MetSul, a temperatura subirá, com chance de chuva na região Sul. Na sexta-feira, pode fazer 30 graus no Norte.
(Correio do Povo, 28/07/2010)