A Prefeitura de Livramento entregou cinco licenças prévias que permitirão habilitação a novos parques eólicos para concorrer no leilão a ser promovido pela Aneel em 24 e 25 de agosto. Ao todo, cinco empreendimentos representam uma força de 41 megawatts (MW), cujos investimentos chegam a R$ 240 milhões. Entre os parques licenciados, estão três da Eletrosul, projetados para operar na localidade de Cerro Chato, onde a empresa está construindo a primeira unidade de geração de energia eólica do pampa gaúcho, capaz de produzir 90 MW.
Os outros dois projetos são da paulista Ecopart e do grupo espanhol Fortuny. O secretário de Planejamento, Robson Cabral, diz que Livramento disputará o próximo pregão com 11 projetos de parques eólicos. O potencial de investimento pode superar R$ 1 bilhão. O prefeito Walner Machado destaca que o município é conhecido como um exemplo no país na agilidade na elaboração de projetos de licenciamento para unidades com até 10 MW.
Machado solicitou à Fepam a ampliação dos licenciamentos técnicos outorgados pelo município dos atuais 10 MW para 50 MW. Os empreendimentos da Fortuny terão capacidade para gerar 100 MW e o da Ecopart poderá produzir 60 MW.
(Correio do Povo, Beto Moesch, 27/07/2010)