O mercado da silvicultura esta em alta em Três Lagoas, atualmente o valor por hectare para a plantação do eucalipto no município custa R$ 5 mil. Na época em que a Fibria foi construída, o valor do hectare estava em média R$ 2 mil e hoje, com a valorização da silvicultura, este valor quase triplicou. Esta valorização deve-se a construção da maior fábrica de celulose do mundo, a “Eldorado”, que irá começar a produzir até o final do segundo semestre de 2012.
De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Floresta (ABRAF), de 2005 a 2009 houve um aumento de 156,4% no plantio de pinus e eucalipto no Estado, sendo que no total 290,9 mil hectares de Mato Grosso do Sul são cobertos por florestas de eucaliptos.
Apesar da vasta faixa quantidade de eucaliptos plantados, o governo ainda espera atingir a meta de 2 milhões de hectares de silvicultura, que serão destinados para atender as empresas de carvão mineral, siderúrgicas e celulose.
Contribuição para o meio ambiente
Quem pensa que a plantação de eucaliptos beneficia apenas as indústrias se engana. De acordo com a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), toda a área plantada com eucalipto no Brasil pelo setor da celulose é responsável pela absorção de 54 milhões de toneladas de carbono (CO2) por ano.
(Redação Capital News, 27/07/2010)