Um relatório oficial mostrou que perto de um quarto da água de superfície da China continua tão poluída que nem sequer pode ser utilizada para a indústria.
Durante a primeira metade deste ano a água dos principais rios e lagos do país foi testada, mostrando que menos de metade é considerada boa para beber.
Os testes foram levados a cabo por inspectores do Ministério do Ambiente chinês. A qualidade da água pode ser classificada em seis categorias. As primeiras três classificações determinam que a água está boa para ser consumida e tomar banho, cerca de 49 por cento das águas testadas foram classificadas nestas categorias.
Do resto, 26 por cento pode ser utilizada para a indústria e agricultura e 24 por cento têm as duas piores classificações.
Durante a última década houve um esforço para melhorar a qualidade da água, através da regulação de pequenas fábricas de papel, de cimento e industrias químicas que lançam os detritos directamente para os cursos de água do país. Além das fábricas, os fertilizantes lançados na natureza provocaram o crescimento explosivo de algas nos rios e lagos.
A qualidade do ar, segundo o ministério, viu melhorias durante a primeira metade de 2010. As emissões de dióxido de enxofre desceram 30,2 por cento. As partículas suspensas no ar diminuíram de 12,1 para cinco por cento. No entanto, durante este período, 189 das 443 cidades tiveram chuvas ácidas.
(Ecosfera, 26/07/2010)