Gerente de Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional da Companhia, Jorge Augusto Rodrigues, realiza palestra sobre o balanço de carbono na produção de tabaco.
O gerente de Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional da Souza Cruz, Jorge Augusto Rodrigues, participou do Seminário sobre Mudanças Climáticas e Agricultura, realizado última sexta-feira, dia 9, no Hotel Sofitel Copacabana (RJ), como palestrante. Uma plateia atenta assistiu à apresentação 'Balanço de Carbono na Produção de Tabaco em 2009'.
O evento, realizado pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento de Mercado de Capitais (Apimec-Rio) em parceria com a área de Relações com Investidores da Souza Cruz, teve a participação do coordenador-geral de Mudanças Globais de Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), José Miguez, e do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Eduardo Assad.
Durante a palestra, Jorge Augusto apresentou as últimas técnicas utilizadas que visam garantir uma produção agrícola com baixas emissões de gases de efeito estufa, com o objetivo de aliviar os impactos socioambientais da cultura de tabaco. A Companhia também mantém três fazendas dedicadas ao reflorestamento e energia renovável, a Fazenda Boa Vista (RS), Fazenda Triângulo (SC) e a Fazenda Buriti da Prata (MG).
O melhor plantio direto que tenho conhecimento é feito em Santa Cruz do Sul. Se o Brasil adotasse esse mesmo sistema nas outras culturas, teríamos uma excelente redução do carbono contido no solo, ressaltou o pesquisador da Embrapa, ao referir-se à plantação de tabaco feita pelos produtores integrados, com a orientação de técnicos agrícolas da Souza Cruz.
O evento contou ainda com a presença da gerente de Relações com Investidores, Jurema Mellone, e da gerente de Sustentabilidade da Souza Cruz, Ana Lúcia Stockler.