O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), do Rio Grande do Norte, concedeu à Petrobras as Licenças de Instalação (LI) para o início das obras dos Parques Eólicos de Mangue Seco, no município de Guamaré, no Rio Grande do Norte, mantendo o cronograma de entrada em operação de quatro usinas em setembro de 2011. Os Parques Eólicos são formados pelas usinas Mangue Seco 1, Mangue Seco 2, Mangue Seco 3 e Mangue Seco 4, que serão construídas no entorno da Refinaria Clara Camarão.
Cada usina terá 13 turbinas e 26 MW de capacidade instalada, totalizando uma capacidade instalada de 104 MW em todos os Parques Eólicos. O sistema de transmissão de cada unidade será constituído de uma subestação elevadora de 34,5/138 kV e de uma linha de transmissão de 138 kV.
Os contratos de venda de energia para estes parques geradores foram ofertados no primeiro leilão de energia eólica, realizado em dezembro de 2009, e são válidos por 20 anos. A usina Mangue Seco 1 será construída em parceria da Petrobras com a Alubar Energia, a Mangue Seco 2, em parceria com a Eletrobras e as usinas Mangue Seco 3 e Mangue Seco 4, em parceria com a Wobben WindPower. As quatro usinas devem gerar 5.200 empregos diretos e indiretos durante a construção.
(Agência Petrobras de Notícias, EcoAgência, 23/07/2010)