Um tema cada vez mais em pauta que tem relação direta com a transparência dos negócios - tendência exigida pelo consumidor à empresa da qual se torna cliente. Esta é uma das observações destacadas pelo jornalista Rodrigo Vieira da Cunha ao comentar sobre a importância da comunicação e da sustentabilidade. “As pessoas estão mais preocupadas com o efeito de suas ações no mundo. Quando vão comprar um carro, por exemplo, querem saber quanto o veículo emite de CO2. Neste caso, o cuidado com o planeta ocorre a partir da pressão dos próprios consumidores na sociedade como um todo” avaliou.
Rodrigo é assessor de comunicação da presidência do Grupo Santander Brasil e ministrará o curso ‘Sustentabilidade – O papel da comunicação’, promovido pela Coletiva EAC - Estudos Avançados em Comunicação, Marketing e Opinião Pública. O encontro ocorre no dia 7 de agosto, das 8h30 às 17h, na sede da Esade (Rua Luiz Afonso, 84 – Cidade Baixa).
De acordo com o jornalista, é fundamental ter um comunicador adaptado às necessidades de um mundo sustentável, porque ele será protagonista na arte de levar a informação a seu público. “O profissional que tem o conhecimento nesta área, tem diferencial. É ele quem informa e deve ter potencial para fazer a diferença. Não pode simplesmente embarcar na onda de uma nova forma de conduta. É preciso ter coerência, pregar o que faz”, afirmou.
Segundo Rodrigo, o comunicador é capaz ainda de influenciar uma tendência cada vez mais exigida no mercado: a transparência na relação empresa/consumidor: “Daí podemos fazer um link com as redes sociais, um espaço onde também se debate a preocupação com o planeta. E por isso, a questão da sustentabilidade também está relacionada com a transparência e o diálogo com o consumidor”, disse.
Para o curso, que se propõe a preparar o profissional para a realidade sustentável do mundo, Rodrigo adiantou que abordará aspectos que integram o Guia de Comunicação e Sustentabilidade, material produzido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável numa parceria com diversas empresas. O conteúdo pode ser acessado pelo link do manual.
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (51) 3331-5278 ou através do site da ColetivaEAC.
(Envolverde/Pauta Social, 22/07/2010))