A comissão dos representantes dos produtores de tabaco realizou encontros com as indústrias fumageiras na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Santa Cruz do Sul. As reuniões tiveram por objetivo fazer a avaliação da safra 2009/2010 e uma projeção para 2010/2011.
Apesar do encontro não ter ocorrido para iniciar uma negociação de preço para a nova safra, a maioria das empresas sinalizou que deve manterá os valores praticados neste ano como referência para 2010/2011. A partir desta primeira reunião, as federações e a Afubra devem estudar os próximos passos. "Como a preocupação das indústrias é com o mercado internacional, a finalização da apuração do custo é um dos trabalhos prioritários, bem como o estudo de projeção de área de plantio e volume de produção para a safra 2010/2011, que deverá ter redução", informa o comunicado expedido ao final dos encontros.
A próxima reunião entre as federações que integram a comissão e a Afubra deve ocorrer em breve, após cada uma consultar os associados sobre as suas pretensões.
(Correio do Povo, 22/07/2010)