Quem passar nesta quinta-feira (22) pelo Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, vai pode fazer um teste que mede o índice de monóxido de carbono no pulmão. A ideia é mostrar os efeitos do cigarro na saúde, tanto de quem fuma quanto de quem apenas convive com fumantes.
O resultado do teste sai na hora, e funcionários do Hospital do Coração orientam as pessoas sobre como melhorar. Basta assoprar em um equipamento que mede o índice.
Um homem que fuma há 25 anos cerca de um maço de cigarros por dia fez o teste no início da manhã – o resultado foi de 2,24% de monóxido de carbono no pulmão. Isso faz com que ele seja considerado um fumante pesado, e a orientação é de que ele procure ajuda para parar de fumar.
De acordo com a psicóloga Juliana Batista, que trabalha no Hospital do Coração, desde que a Lei Antifumo entrou em vigor a procura pelo programa de assistência ao fumante no hospital aumentou 40%.
“O tabaco está relacionado às duas principais causas de morte por doença, as doenças cardiovasculares e o câncer. O fumante passivo também corre riscos, a partir do momento em que ele está exposto à fumaça do cigarro”, explicou a psicóloga.
(G1, 22/07/2010)