O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo promoveu uma reunião ordinária na tarde de ontem na Universidade de Santa Cruz (Unisc), com a presença de representantes da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), que desde março funciona como Agência da Bacia Hidrográfica do Guaíba. Foi apresentada a proposta de implantação do Plano Piloto da Região Hidrográfica do Guaíba.
Conforme a arquiteta da Metroplan, Ada Piccoli, todos os nove Comitês de Bacia deverão debater o assunto e selecionar três projetos, que vão compor o cesto de 30 projetos do Plano Piloto. Os temas a serem abordados são redução de carga orgânica oriunda dos esgotos domésticos e dos resíduos sólidos urbanos e elaboração dos planos de bacia. O Departamento dos Recursos Hídricos, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, também indicará três projetos – um plano de comunicação, outro de monitoramento e um terceiro de interesse geral do sistema.
A partir da apresentação da proposta, a data limite para a entrega dos projetos é 30 de setembro. Além de Santa Cruz, outros encontros já estão definidos nas demais bacias hidrográficas. Baixo Jacuí, amanhã; Caí, na próxima terça-feira; Alto Jacuí, na próxima quarta-feira; Gravataí, dia 10 de agosto; Taquari-Antas, dia 13 de agosto, e Lago Guaíba, dia 17 de agosto. As reuniões nos comitês Sinos e Vacacaí ainda não têm datas definidas.
Todo o trabalho articulado pelo convênio entre a Metroplan e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente está focado na cobrança pelo uso da água. Os grandes consumidores, como órgãos de saneamento e setores agrícola e industrial, deverão pagar por esse consumo. O valor levantado será implementado nas próprias bacias – na recuperação dos mananciais e da mata ciliar e em serviços de dragagem e de tratamento de esgoto, dentre outros.
Região Hidrográfica
A Região Hidrográfica do Guaíba atinge uma população urbana e rural de 6,8 milhões de habitantes, em uma área de 85.304,15 quilômetros quadrados, que representa um terço do Rio Grande do Sul. A região está dividida nas bacias Alto Jacuí, Vacacaí-Mirim, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Pardo, Baixo Jacuí e Lago Guaíba.
(Por Michelle Treichel, Gazeta do Sul, 21/07/2010)