O primeiro dia do Largue de Fumar Correndo - curso que começou ontem e vai até sexta-feira -, foi um verdadeiro tratamento de choque contra a nicotina. Trezentos e cinquenta pessoas estiveram presentes, no Sorocaba Clube, na palestra do professor João Batista Duarte Costa, que é coordenador do Controle de Tabagismo do Brasil e presidente da Associação Brasileira de Profilaxia. O evento é um iniciativa gratuita do Objetivo Sorocaba com apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).
De acordo com o professor João Batista, já foi comprovado que o dependente em nicotina sofre mais para largar do vício que os usuários de outras drogas, como heroína, cocaína e até o próprio crack. Ele indicou que 5% da população começa a fumar entre os 9 a 10 anos, outros 5% após os vinte anos e a maioria, os 90% restante, entre os 11 aos 15 anos. Em São Paulo, anualmente, são consumidos 23 litros de leite per capita. Em relação ao cigarro, são consumidos por ano, per capita, 263 carteiras de cigarros (maços). O gasto de cigarro por ano, de uma pessoa, daria para construir uma casa de alvenaria de 60 m2. Olha só quanto dinheiro queimado.
Sobre o curso, o professor indicou que 70 a 80% dos participantes irão deixar de fumar, com reincidência de 15 a 20%. Perguntado se havia alguma ligação entre estes números e o fato de que dos 961 inscritos somente 350 participaram no primeiro dia, disse: Pode haver sim uma ligação. O grande problema é que o fumante tentou deixar de fumar várias vezes e esbarrou numa dependência danada, que ele passa a não acreditar mais nele. Ele se inscreve, mas na medida em que vai se aproximando o dia de parar de fumar, fica mais tencionado, angustiado e desconfiado. Ele não quer enfrentar a realidade e vai encontrar sempre uma desculpa esfarrapadas para não vir, porque não acredita mais nele.
Fumante há dez anos, Rogério Vieira, de 24 anos, deu suas primeiras tragadas no colégio, influenciado por amigos, já que buscava status e integração social. Na verdade, ele estava ali por acidente, já que entrou no Sorocaba Clube pela manhã para pedir fogo e foi convidado a participar da palestra mais tarde. Resolvi participar e quero parar de fumar. Virei todos os dias e acredito que irei conseguir aqui, frisou.
Esta matéria foi acessada 38 vez(es).
(Cruzeiro do Sul, 20/07/2010)