A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), a Emater/RS-Ascar, Ageflor, Famurs, Farsul, Fetag, Fiergs, Sindimadeira, Sinpasul, Movergs e as secretarias estaduais do Meio Ambiente e da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, assinaram na manhã do dia 15 de julho o Termo de Cooperação Técnica para divulgação do Zoneamento Ambiental para a Silvicultura no Rio Grande do Sul.
Devem ser realizados Seminários nas 10 regiões administrativas da Emater, com todo o setor produtivo da base florestal, para serem apresentadas as vantagens. Pelo zoneamento, o Estado possui 3,6 milhões de hectares aptos para o desenvolvimento da silvicultura. A meta é de atingir um milhão de hectares nos próximos anos.
O engenheiro florestal da Afubra, Jorge Antônio de Farias, representou a entidade e destaca que o termo veio em boa hora. “O licenciamento para a silvicultura atinge todos os que plantam floresta, independente do tamanho dos plantios, portanto, abrange os pequenos produtores plantadores de tabaco. A Afubra, pela sua representatividade, número de associados e pelo que tem feito na área florestal, tem papel fundamental na gestão de uma política pública florestal”, afirmou.
(Gaz, 19/07/2010)