A Rede de Sustentabilidade da Vila Chocolatão recebeu na sexta-feira, 16, o reforço da empresa mineira Usiminas. A cooperação mútua entre a prefeitura e iniciativa privada vai beneficiar 180 recicladores da Vila Chocolatão após a transferência para nova área na avenida Protásio Alves. A iniciativa da construção de um galpão de reciclagem com 630 metros quadrados vai beneficiar os moradores a partir de dezembro. A construção será toda feita em aço galvanizado produzido pela Usiminas. "Acolhemos o pedido do galpão com a nossa solução em aço", disse o assessor de Relações Institucionais e de Sustentabilidade da empresa, André Chaves de Andrade.
O apoio efetivo da Usiminas foi muito bem recebido pelo secretário municipal de Governança Local, Cezar Busatto, que ressaltou a importância do apoio da empresa no projeto da Vila Chocolatão. "Estamos mexendo com alma da cidade. A transferência da Vila Chocolatão é resultado do diálogo permanente da sociedade com os moradores. O apoio da Usiminas é sólido e consolida o aproveitamento dos trabalhadores da Vila Chocolatão", ressaltou.
O apoio para o documentário "Chocolatão - O Filme", com direção do cineasta Guilherme Castro, também foi abordado na reunião, que contou com a participação dos representantes dos departamentos municipais de Limpeza Urbana e de Habitação e da Rede de Sustentabilidade da Vila Chocolatão. A responsável pelo projeto de Inclusão Social da Vila chocolatão, Vânia Gonçalves de Souza, aproveitou a oportunidade para apresentar aos representantes da Usiminas o livro publicado pelo ONU Global Compact Cities Programme, Sustantable Cities (2010), a ação de governança desenvolvida pela prefeitura na Vila Chocolatão, já reconhecida mundialmente.
(Prefeitura de Porto Alegre, 19/07/2010)