O Grupo Executivo de Acompanhamento de Debates (GEAD) sobre Ações Ambientais, do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (16), no Espaço da Convergência da Assembleia Legislativa, para discutir ações voltadas para a preservação e a recuperação dos recursos hídricos do Estado.
Conforme o coordenador de trabalho do grupo, Lélio Falcão, será proposta uma reunião e uma audiência pública: a primeira, com as secretarias estaduais da Fazenda e do Meio Ambiente, para questionar as razões do contingenciamento dos recursos do Fundo de Recursos Hídricos, gerido pela Secretaria do Meio Ambiente; e a segunda, com a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e os comitês da Bacia Hidrográfica do Guaíba, para verificar o andamento do processo de implementação dos instrumentos legais de cobrança do uso da água.
Durante a reunião, os participantes abordaram a importância de se buscar ums solução sistêmica para a questão, em vez de se focar num único aspecto, como a cobrança do uso da água. Também foi apresentado um vídeo pela professora da Univates Cíntia Agostini, representando o Corede do Vale do Taquari, sobre as atividades realizadas durante a Semana da Água no ano passado.
Participaram da reunião representantes de ONGs, sindicatos e da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, que integram o grupo técnico. Eles voltarão a se reunir na próxima sexta-feira (23), às 10 horas, no mesmo local.
(Agência AL/RS, 16/07/2010)