O Seminário de Capacitação para Multiplicadores - Planos Municipais de Saneamento Básico, realizado pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério das Cidades atingiu seu principal objetivo: discutir e passar ensinamentos aos técnicos que terão a a importante missão de capacitar os agentes municipais. A declaração é do secretário adjunto de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Jorge Gravonski, durante o encerramento do evento realizado na Fundação de Desenvolvimento para os Recursos Humanos (FDRH), na sexta-feira (16), em Porto Alegre.
De acordo com ele, o Governo do Rio Grande do Sul foi pioneiro nesta iniciativa, que deverá ser implementada em outros Estados. Além dos organizadores, os participantes também saíram do seminário satisfeitos. "As palestras foram produtivas, os profissionais eram capacitados e tinham experiência. Eles conseguiram nos transmitir bastante informação a respeito dos planos de saneamento", destaca a engenheira ambiental e professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Joice Cagliari.
A partir de agora, serão organizadas oficinas com a finalidade de capacitar os municípios gaúchos a realizarem seus Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB). "Queremos fazer, ainda neste ano, quatro oficinas, envolvendo de 200 a 300 municípios. A ideia é trabalharmos com duas oficinas em Porto Alegre, uma na região de Passo Fundo e outra na região de Santa Maria, no centro do Estado", afirma Valtemir Goldmeier, consultor da área de meio ambiente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
O planejamento metodológico de cada oficina será definido durante reunião na Famurs, no dia 4 de agosto. Em princípio, cada curso terá três dias de duração e será divido em duas etapas. Na primeira parte, será destacada aos prefeitos e vice-prefeitos dos municípios a importância do Plano de Saneamento. Posteriormente, serão realizados trabalhos com os técnicos em saneamento e engenheiros, visando à organização do processo em nível local. Os municípios têm até 31 de dezembro de 2013 para regularizarem sua situação.
(Governo do RS, 17/07/2010)