O premiê da França, François Fillon, e seu colega japonês, Naoto Kan, assinaram acordos nesta sexta-feira para promover a cooperação em tecnologia para a energia nuclear, especialmente em relação à segurança de reatores.
Fillon, que chegou na quinta-feira a Tóquio para uma visita oficial de dois dias, abordou com Kan questões bilaterais, além de conversar sobre a situação econômica global e os desafios para os países industrializados, informou a agência japonesa Kyodo.
"Sabemos que é importante que a indústria da energia nuclear busque uma segurança extrema, de alto nível", disse o premiê francês durante entrevista coletiva após o encontro.
Kan e Fillon destacaram que seus países poderiam unir frentes perante as tecnologias de energia nuclear de baixo custo para insistir na importância de desenvolver reatores nucleares seguros.
Por outra parte, durante a reunião, Fillon pediu a Kan para fazer todos os esforços possíveis para que o Japão elimine as barreiras não tarifárias que afetam as importações europeias e ressaltou que isso seria necessário para a eventual assinatura de um Tratado de Livre-Comércio (TLC) com a União Europeia (UE).
O Japão expressou à UE em várias ocasiões seu interesse por iniciar as negociações para um TLC, embora o bloco europeu considere prematuro.
Antes de sua reunião com o premiê japonês, Fillon participou de conferência em Tóquio, na qual ressaltou a força da moeda única europeia apesar da crise na zona do euro.
"É certo que estamos enfrentando uma séria crise sem precedentes. Mas não vai chegar ao ponto de supor uma ameaça para a existência do euro", afirmou.
(Efe, Folha.com, 17/07/2010)