Em pouco tempo, as margens dos arroios de Campo Bom estarão de cara nova. Nesta quarta-feira, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente deu início ao programa de recuperação da mata ciliar. Ao todo, serão plantadas 6 mil mudas de árvores de 62 diferentes espécies em vários pontos próximos a cursos d´água na cidade. Conforme a secretária de Meio Ambiente, Gisela Maria de Souza, nove áreas do município serão beneficiadas pela ação. Segundo ela, o objetivo é realizar o adensamento da vegetação, ou seja, deixar a mata fechada.
Plantio - Na manhã de ontem, os funcionários da empresa contratada pela prefeitura iniciaram o plantio de 1.560 mudas no Loteamento Industrial Norte, nos fundos do Parque Tecnológico do Vale do Rio dos Sinos (Valetec). Esta área, no ano passado, foi vítima de vândalos que atearam fogo em mais de 1,5 mil árvores e por isso precisa ser revitalizada.
ESPÉCIES
Entre as 6 mil mudas estão espécies como aroeira, maricá, corticeira do banhado, açoita-cavalo, cerejeira, jabuticabeira e pitangueira. O programa de recuperação da mata ciliar integra o conjunto de ações da prefeitura que buscam deixar Campo Bom uma cidade mais arborizada. Uma das atividades já realizadas foi o plantio de 320 pés de plátanos ao longo da estrada Campo Bom/Dois Irmãos, projeto que se encerra nessa semana.
ONDE SERÃO PLANTADAS
Margem do Rio dos Sinos (1.340), Arroio Schmidt (700), Arroio Quatro Colônias (600), Zona Industrial Norte (1.560), mediações do antigo aterro sanitário (500), Arroio Leão (500), Arroio Pampa (150), Arroio Weidler (400), Arroio Goedtel (250).
(Jornal VS, 16/07/2010)