Hoje, 16, no Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar), às 16h, o coordenador geral do Projeto Minuano, Sérgio da Costa, divulgará o projeto que visa à organização dos recicladores e ao fornecimento de equipamentos de trabalho. O objetivo da atividade é facilitar a tarefa e melhorar a qualidade de vida das famílias de catadores.
No início da tarde, antes da divulgação, coordenadores da atividade estarão acompanhando os trabalhadores na Ascalixo, Associação de Catadores da Quinta e Profilurb. Geração de renda e oportunidade de trabalho, bem como o fornecimento de uma melhor infraestrutura aos catadores de materiais recicláveis são as metas primordiais do programa, que contempla investimentos com carrinhos, prensa e caminhões, visando carregar o material reciclável para a central dos catadores, situada na cidade de Santa Maria (RS), onde o material será selecionado e levado até a indústria para venda.
O Projeto Minuano, de âmbito estadual, é desenvolvido pela ONG Planeta Vivo, tem o apoio do Movimento Nacional de Luta pela Moradia e é financiado pela Petrobras Desenvolvimento e Cidadania. O programa está enquadrado dentro do decreto nº 5940/2006 do Governo Lula, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis e dá outras providências. Mais informações com Gilmar Ávila pelo telefone 9961.3573.
(Jornal Agora, 16/07/2010)