Campanha contra o tabaco na etapa algarvia do Le Mans SeriesA campanha “Help – Por uma vida sem tabaco”, da responsabilidade da Comissão Europeia, estará presente no próximo dia 17 de Julho, entre as 11:00 e as 21:00, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, durante a realização da prova do Le Mans Series.
Através da realização de testes de medição do nível de monóxido de carbono (CO), uma substância tóxica produzida pelo fumo do tabaco, procura-se chamar a atenção para os riscos associados ao fumo e evidenciar os efeitos nocivos que este gás extremamente tóxico produz sobre o organismo. Muitas vezes apelidado de “assassino invisível”, o monóxido de carbono está presente no ar respirado pelos fumadores, que o originam de cada vez que levam à boca o cigarro, charuto ou cachimbo.
Entre os efeitos de uma taxa elevada de CO no organismo contam-se a redução da função cardíaca, risco de formação de coágulos, asfixia por falta de oxigénio e problemas no desenvolvimento do feto, no caso das mulheres grávidas.
A campanha “Help” junta-se, desta forma, a uma das mais afamadas provas, integrada no programa “Allgarve’10”, com o objectivo de alertar os jovens para os perigos do tabaco, mas também motivá-los a fazerem escolhas de vida saudáveis.
Este será o décimo primeiro evento realizado este ano em Portugal no âmbito da campanha “Help”, projecto da Comissão Europeia que tem como finalidade evitar que os jovens comecem a fumar (prevenção), ajudá-los a deixar o vício (cessação) e chamar a atenção para o problema do tabagismo passivo. Os públicos prioritários são os jovens e jovens adultos (idades entre os 15 e os 34 anos), com particular enfoque para os grupos de risco e para as raparigas.
(Luso Motores, 16/07/2010)