A partir de agosto, produtores rurais, técnicos de secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente e potenciais investidores poderão conhecer ou esclarecer dúvidas sobre as regras do Zoneamento Ambiental da Silvicultura (ZAS), aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) em novembro de 2009. Com duração de um dia, os cursos serão realizados inicialmente em dez municípios, nas microrregiões da Emater.
O trabalho foi acordado, ontem, com a assinatura de um termo de cooperação técnica entre 13 representações dos setores público e privado visando à divulgação no Interior. Para garantir que a iniciativa tenha abrangência, prefeituras e sindicatos rurais darão auxilio na divulgação e nas inscrições, que serão abertas com 15 dias de antecedência.
O zoneamento mapeou 3,6 milhões de hectares aptos para plantio no Estado. De acordo com o presidente da Ageflor, Leonel Menezes, as regiões Norte e Fronteira-Oeste concentram boa parte da área de plantio à disposição. Projeções da Ageflor indicam que, pelo menos, 50 mil ha devem ser plantados no RS em 2010 com predominância de eucaliptos. Os cursos serão ministrados por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e consultores.
(Correio do Povo, 16/07/2010)